Alcolumbre avalia suspender mandato de Marcos do Val no Senado
- Adilson Silva

- 11 de ago. de 2025
- 1 min de leitura
O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil), está articulando uma estratégia para suspender o mandato do senador Marcos do Val (Podemos), aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro. A informação foi divulgada pela coluna Painel, do jornal Folha de S.Paulo.
Segundo a publicação, Alcolumbre pretende adotar uma medida semelhante à aprovada pela Câmara dos Deputados em 2024, durante a gestão de Arthur Lira (PP). Na ocasião, foi criado um mecanismo que permite à Mesa Diretora aplicar suspensão cautelar a um parlamentar, em casos como envolvimento em brigas, sem a necessidade de deliberação imediata pelo Conselho de Ética.

A proposta surge como alternativa para evitar o esvaziamento do Conselho de Ética do Senado, que se reuniu apenas três vezes nos últimos cinco anos e, no momento, está sem presidente.
O caso de Marcos do Val vem sendo discutido desde que o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou o uso de tornozeleira eletrônica pelo senador. Parte dos colegas defende que a Mesa Diretora tome a iniciativa de suspender temporariamente o mandato.
Como forma de evitar a medida, aliados sugerem que Do Val solicite licença médica até que as restrições impostas por Moraes sejam revogadas.







Comentários