PF investiga suspeita de acesso irregular a dados fiscais de autoridades
- Adilson Silva

- há 2 dias
- 1 min de leitura
A Polícia Federal realizou, na manhã desta terça-feira (17), quatro mandados de busca e apreensão em uma investigação que apura possível vazamento de informações fiscais de autoridades federais.

As ações ocorreram em São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia, por determinação do Supremo Tribunal Federal, após pedido da Procuradoria-Geral da República.
Segundo as apurações, dados protegidos por sigilo fiscal teriam sido consultados de maneira indevida. Entre os casos sob análise estão informações relacionadas a familiares de ministros da Corte. Há indícios de que um servidor do Serviço Federal de Processamento de Dados, cedido à Receita Federal, possa ter participado dos acessos considerados irregulares.
Além das buscas, o Supremo determinou a adoção de medidas cautelares. Entre elas estão o afastamento do exercício da função pública, monitoramento por tornozeleira eletrônica, bloqueio de acesso aos sistemas da Receita e do Serpro, proibição de saída do país e recolhimento de passaportes.
A investigação seguirá nas esferas administrativa e criminal. A Polícia Federal também apura se as informações eventualmente acessadas foram compartilhadas com terceiros.







Comentários