top of page

Perícia da PF aponta necessidade de cirurgia urgente em Bolsonaro para tratar hérnia

Laudo foi encaminhado ao STF após solicitação do ministro Alexandre de Moraes; decisão sobre o procedimento caberá ao relator

Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom Agência Brasil/Arquivo
Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom Agência Brasil/Arquivo

A Polícia Federal informou ao Supremo Tribunal Federal (STF) que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) necessita passar por um procedimento cirúrgico, sendo uma intervenção eletiva e outra recomendada com urgência. A conclusão consta em laudo elaborado por peritos da corporação, enviado à Corte após determinação do ministro Alexandre de Moraes.

Com o parecer técnico em mãos, caberá agora ao relator do processo avaliar e decidir se autoriza judicialmente a realização da cirurgia.

De acordo com o documento, os especialistas consideram indicado o bloqueio do nervo frênico para tratar os episódios persistentes de soluços apresentados por Bolsonaro. Os peritos ressaltam que o procedimento deve ser realizado o quanto antes, diante da falta de resposta aos tratamentos adotados até o momento, do impacto negativo sobre o sono e a alimentação e do aumento do risco de complicações associadas ao quadro de hérnia, em razão da elevação da pressão intra-abdominal.

A defesa do ex-presidente solicitou autorização judicial em duas oportunidades — a mais recente na última segunda-feira (15) — alegando urgência na realização da cirurgia. Segundo os advogados, Bolsonaro precisa ser submetido a um procedimento para correção de hérnia inguinal bilateral, além de intervenções médicas complementares.

A hérnia inguinal ocorre quando parte de um tecido abdominal se projeta por uma área enfraquecida da musculatura, formando uma protuberância na região da virilha.

O ministro Alexandre de Moraes havia determinado que exames realizados no domingo (14), bem como os laudos médicos anexados ao processo, fossem encaminhados para análise de peritos do Instituto Nacional de Criminalística (INC). A decisão final sobre o pedido da defesa será tomada após a avaliação técnica.

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
BANNER-MULTIVACINAÇÃO-728x90px---PMS.gif

© 2023 por Amaury Aquino e Design Digital

bottom of page