top of page

Lula envia mensagem a Trump após fim de sanções contra Alexandre de Moraes

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) encaminhou uma mensagem direta ao então presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para agradecer a decisão de retirar as sanções impostas ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Foto: Ricardo Stuckert/PR/Arquivo
Foto: Ricardo Stuckert/PR/Arquivo

O contato ocorreu logo após a confirmação oficial da medida pelo governo norte americano.

Moraes havia sido incluído na lista de pessoas sancionadas com base na Lei Magnitsky, instrumento utilizado pelos Estados Unidos para punir indivíduos acusados de graves violações de direitos humanos. A aplicação da legislação a uma autoridade brasileira foi considerada inédita. Em outros países, como a Venezuela, integrantes de cortes superiores já haviam sido alvo da mesma medida.

De acordo com informações confirmadas por veículos da imprensa nacional, Lula e Trump haviam conversado por telefone na semana anterior à decisão. Na ocasião, o presidente brasileiro destacou a importância da retirada das sanções, embora ainda não houvesse garantia de que a medida seria efetivada.

Na noite desta sexta-feira (12), Lula se encontrou com Alexandre de Moraes durante o evento de lançamento do canal SBT News, em São Paulo. Uma imagem divulgada nas redes sociais oficiais do presidente mostra Lula e o ministro em clima de cordialidade, ao lado do ex-jogador Ronaldo Fenômeno.

As sanções contra Moraes haviam sido anunciadas em 30 de julho pelo governo norte-americano. À época, o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, alegou a existência de supostos abusos de direitos humanos por parte do magistrado, em referência a decisões judiciais tomadas no âmbito do STF.

Além do ministro, também foram retirados da lista de sancionados sua esposa, Viviane Barci, e a empresa Lex – Instituto de Estudos Jurídicos, ligada à família de Moraes. Enquanto esteve em vigor, a punição previa o congelamento de bens e ativos nos Estados Unidos e restrições a operações financeiras em dólar, incluindo serviços vinculados a bandeiras internacionais de cartões de crédito.

Durante o período das sanções, Moraes chegou a ter um cartão de bandeira americana bloqueado por pelo menos uma instituição financeira no Brasil. Com a revogação da medida, todas as restrições foram oficialmente encerradas.

c

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
BANNER-MULTIVACINAÇÃO-728x90px---PMS.gif

© 2023 por Amaury Aquino e Design Digital

bottom of page