top of page

Pai de Hugo Motta divulga foto com Lula e articula apoio para disputa ao Senado em 2026

O prefeito de Patos (PB), Nabor Wanderley (Republicanos), pai do presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), publicou nas redes sociais uma foto ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e de aliados políticos paraibanos, gesto interpretado nos bastidores como parte da estratégia para a eleição de 2026.

Foto: Reprodução/Instagram
Foto: Reprodução/Instagram

Nabor deve concorrer a uma vaga no Senado na chapa encabeçada pelo governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), que pretende deixar o cargo para disputar o mesmo posto, tendo como candidato à reeleição ao governo estadual o atual vice, Lucas Ribeiro (PP). Em 2026, duas cadeiras estarão em disputa no Senado pelo estado.

Integrantes do PT avaliam que o movimento pode abrir espaço para uma reaproximação do deputado Hugo Motta com o governo federal, já que o apoio de Lula tende a ser decisivo na composição eleitoral. Essa leitura ganha força após desgastes recentes entre Motta e o Palácio do Planalto, que colocaram em risco alianças políticas tanto no plano estadual quanto nacional.

A imagem foi registrada durante a cerimônia de posse do novo ministro do Turismo, Gustavo Feliciano, filho do deputado federal Damião Feliciano (União Brasil-PB), aliado político de Motta. Além de Lula e Nabor, aparecem na foto o governador João Azevêdo e o vice-governador Lucas Ribeiro. Apesar da repercussão, políticos que participaram do evento afirmam que o registro não representa um compromisso formal de apoio eleitoral por parte do presidente, que não compartilhou a imagem em suas redes sociais.

O cenário eleitoral na Paraíba é considerado delicado para o governo federal, já que a base de Lula no estado está dividida entre diferentes projetos. Além da chapa liderada por Azevêdo e Nabor, o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (MDB), também pretende disputar o governo estadual e busca o respaldo do Planalto. Lula, por sua vez, teria sinalizado apoio à reeleição do senador Veneziano do Rêgo (MDB).

Lideranças locais destacam que o PT integra atualmente a base do governo estadual e ocupa cargos na administração, o que tornaria natural a manutenção da aliança em 2026. No entanto, os embates recentes entre Hugo Motta e o governo Lula dificultaram esse caminho.

Ao longo do segundo semestre, o presidente da Câmara protagonizou divergências com o Executivo em temas centrais, como a derrubada de uma medida provisória que elevava impostos, a condução de pautas sensíveis no Legislativo e o apoio a propostas que geraram reação da esquerda. Também houve distanciamento simbólico, como a ausência de Motta em eventos oficiais do governo.

Nos últimos meses do ano, porém, houve sinais de reaproximação entre as partes, especialmente com a nomeação de Gustavo Feliciano para o Ministério do Turismo e a aprovação de projetos de interesse do governo voltados à revisão de subsídios tributários e à tributação de apostas eletrônicas e fintechs.

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
BANNER-MULTIVACINAÇÃO-728x90px---PMS.gif

© 2023 por Amaury Aquino e Design Digital

bottom of page