top of page

Hospital Santo Antônio inaugura sala cirúrgica moderna e amplia atendimentos pelo SUS

O Hospital Santo Antônio, pertencente às Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), em Salvador, passou a contar com uma nova sala de cirurgias gerais totalmente modernizada, ampliando a capacidade de atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Foto: Feijão Almeida/GOVBA
Foto: Feijão Almeida/GOVBA

A entrega do espaço é resultado de uma parceria entre o Governo da Bahia e o Governo Federal para o fortalecimento da rede filantrópica de saúde no estado.

A inauguração ocorreu nesta sexta-feira (6) e contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do governador Jerônimo Rodrigues. A nova estrutura reforça o papel da unidade como referência em atendimento gratuito e integral à população.

O ambiente foi equipado com tecnologia de ponta, incluindo aparelho de anestesia, monitor multiparamétrico, mesa cirúrgica elétrica radiotransparente, arco cirúrgico para fluoroscopia, sistema de videoendoscopia rígida e equipamento de ultrassonografia, garantindo mais segurança e eficiência nos procedimentos.

Durante a cerimônia, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, destacou que o investimento faz parte de uma estratégia nacional para ampliar o acesso a cirurgias eletivas. Segundo ele, o SUS realizou mais de 14,7 milhões de procedimentos desse tipo em 2025. Padilha ressaltou ainda que o governo federal iniciou a modernização de 150 salas cirúrgicas em todo o país, o que deve viabilizar a realização de mais de 200 mil cirurgias adicionais com a renovação dos equipamentos.

A secretária estadual da Saúde, Roberta Santana, afirmou que os investimentos contribuem diretamente para reduzir filas por cirurgias e exames especializados. Ela também destacou o fortalecimento da rede filantrópica e a ampliação de serviços de alta complexidade, como oncologia e atendimento cardiovascular.

Na agenda, foi anunciada ainda a adesão da Santa Casa de Feira de Santana ao programa Agora Tem Especialistas, iniciativa federal voltada à ampliação do acesso a consultas e exames especializados. Também foi publicada portaria autorizando novos repasses financeiros às Obras Sociais Irmã Dulce.

O ministro da Saúde informou ainda a liberação de mais de R$ 23 milhões em recursos de custeio permanente para a Bahia, além da criação de uma linha de financiamento específica para hospitais filantrópicos, com recursos do FGTS.

Durante a visita, o presidente Lula também esteve no Memorial Santa Dulce dos Pobres, conhecendo o antigo quarto da santa e o mausoléu, localizados na sede da instituição, no bairro da Roma.

Obras Sociais Irmã Dulce

Reconhecida nacionalmente, a OSID é um dos maiores complexos de saúde filantrópicos do Brasil. A instituição realiza anualmente cerca de 40 mil cirurgias e mais de 59 mil internações, oferecendo atendimento gratuito em aproximadamente 40 especialidades médicas, da atenção básica aos procedimentos de alta complexidade.

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
BANNER-MULTIVACINAÇÃO-728x90px---PMS.gif

© 2023 por Amaury Aquino e Design Digital

bottom of page