Deputados aprovam urgência para análise do projeto de anistia
- Adilson Silva
- há 6 horas
- 1 min de leitura
Decisão ocorreu após pressões da oposição e garante prioridade na tramitação da proposta
Na noite desta quarta-feira (17), a Câmara dos Deputados decidiu, por 311 votos a favor, 163 contra e sete abstenções, conceder urgência ao projeto que prevê anistia a envolvidos em atos classificados como antidemocráticos.
A deliberação ocorreu após intensos embates políticos e forte articulação da oposição, que vinha pressionando para acelerar a análise da proposta. Com a aprovação, a matéria ganha prioridade na pauta, embora a votação do conteúdo principal ainda não tenha previsão definida.

O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), incluiu o requerimento como item único da sessão, após reunião com líderes partidários. Nas redes sociais, ele destacou que o país precisa “pacificar os ânimos” e reforçou que o tema deve ser decidido pelo plenário:“Temos posições divergentes sobre os fatos de 8 de janeiro de 2023, mas cabe ao conjunto dos deputados definir o rumo do debate”, afirmou.
Motta também garantiu que o relator será escolhido de forma a buscar um texto de consenso que possa reunir ampla maioria da Casa. O nome do responsável pela relatoria deve ser oficializado nesta quinta-feira (18).
A proposta, defendida por partidos de oposição, é vista como uma tentativa de beneficiar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que recentemente foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a mais de 27 anos de prisão, acusado de envolvimento em uma trama para tentar um golpe de Estado.
Comentários