Debate em Salvador discute desafios e oportunidades da infraestrutura e logística no Nordeste
- Adilson Silva

- 29 de out.
- 2 min de leitura
O evento Logística no Brasil chegou à sua 7ª edição nesta terça-feira (28), em Salvador, reunindo autoridades e especialistas para discutir os desafios e oportunidades da infraestrutura no Nordeste, com foco na Bahia como eixo logístico e energético.
Promovida pelo Valor Econômico em parceria com o Ministério dos Transportes, a edição baiana contou com transmissão ao vivo pelos canais das instituições no YouTube. A série, que percorre as capitais do país, tem como objetivo fomentar o debate sobre os principais avanços e gargalos da infraestrutura nacional.

Com foco na infraestrutura do Nordeste, o encontro destacou o papel da Bahia como centro estratégico de logística e energia, além das oportunidades e entraves em áreas como transporte, conectividade digital e energia. Apesar do potencial econômico e da liderança regional na transição energética, os participantes apontaram desafios ainda persistentes, como a concentração de obras paralisadas e a necessidade de modernização de rodovias, ferrovias e portos.
A programação contou com dois painéis principais. O primeiro abordou os investimentos públicos e privados em infraestrutura na Bahia e no Nordeste, destacando o impacto econômico e o papel estratégico do estado como eixo logístico e energético.O diretor de Operações da Bahia Investe, Pedro Paulo Magalhães, participou do debate e ressaltou a importância da integração entre o setor público e o investimento privado para acelerar projetos estruturantes e ampliar a competitividade regional.
O segundo painel tratou de logística e conectividade para a competitividade, com foco nas rodovias, ferrovias e portos da região.
Também participaram o presidente da Infra S.A., Jorge Bastos; o presidente da FIEB, Carlos Henrique de Oliveira Passos; a subsecretária de Fomento e Planejamento do Ministério dos Transportes, Gabriela Monteiro Avelino; o especialista em planejamento urbano-regional, Waldeck Ornelas; o professor da UFBA e especialista em logística, Marcus Alban; e a sócia-diretora da 3A LOG e representante da FETRABASE, Ana Josephina Claro. A mediação ficou a cargo da repórter Marina Falcão, do Valor Econômico.
Assista







Comentários