Ana Paula Matos presta homenagem a Mãe Carmen do Gantois
- Adilson Silva

- 7 de jan.
- 2 min de leitura
A vice-prefeita de Salvador e secretária municipal de Cultura e Turismo, Ana Paula Matos (PDT), manifestou pesar pela morte de Mãe Carmen do Gantois, liderança religiosa que esteve à frente do Terreiro do Gantois por mais de 20 anos. A homenagem foi publicada nesta sexta-feira (26), por meio das redes sociais.

A vice-prefeita de Salvador e secretária de Cultura e Turismo, Ana Paula Matos (PDT), lamentou nesta sexta-feira (26) o falecimento de Mãe Carmen do Gantois, ialorixá que, por mais de duas décadas, conduziu o Terreiro do Gantois. Em uma postagem nas redes sociais, a vice-prefeita emitiu uma nota de pesar.
“Com profundo sentimento recebo a notícia da morte de Mãe Carmen, ialorixá que, por mais de duas décadas, conduziu com sabedoria e generosidade o Ilé Ìyá Omi Àṣẹ Ìyámase, o Terreiro do Gantois. A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Salvador reverencia o legado de Mãe Carmen que dedicou sua vida ao cuidado espiritual, social e humano na comunidade do Gantois, sendo fundamental na formação de crianças, jovens e mulheres, com ações socioeducativas”, afirma.
Titular da pasta municipal de Cultura, Ana Paula ainda destacou a importância de Mãe Carmen para a preservação do patrimônio cultural e prestou solidariedade aos familiares e amigos da ialorixá.
“A filha de Mãe Menininha do Gantois foi guardiã de um patrimônio que une fé, cultura, memória e resistência. Sua trajetória fortaleceu o diálogo inter-religioso, a formação cultural, as ações sociais e a preservação dos saberes ancestrais que moldam a identidade de Salvador. Esse legado a frente de um dos mais antigos e fundamentais territórios de espiritualidade de matriz africanado Brasil, orgulha Salvador e permanece vivo. Que a espiritualidade abençoe todos amigos e familiares. A cidade de Salvador agradece sua passagem pela terra”, concluiu.







Comentários