Vinícius Costa surge como principal nome para nova diretoria climática da UPB
- Adilson Silva

- há 4 dias
- 1 min de leitura
O nome do prefeito de Manoel Vitorino, Vinícius Costa (PP), vem ganhando força nos bastidores da União dos Municípios da Bahia (UPB). Ele é apontado como o favorito para assumir uma nova diretoria que deverá ser criada com foco no enfrentamento dos impactos climáticos no estado — especialmente a seca, que afeta diversos municípios baianos.
A proposta, que será apresentada à assembleia da entidade pelo atual presidente, Wilson Cardoso (PSB), prefeito de Andaraí, abre espaço para que a UPB tenha um setor específico dedicado às estratégias e soluções relacionadas às mudanças climáticas e seus efeitos no interior baiano.

A indicação de Vinícius Costa tem relação direta com sua atuação em Manoel Vitorino, município frequentemente atingido por longos períodos de estiagem. Sua gestão tem sido destacada pela implementação de medidas emergenciais, ações estruturantes e articulação com diferentes esferas de governo para minimizar danos ambientais e garantir abastecimento à população.
Outro ponto que fortalece seu nome é a proximidade política com o prefeito de Jequié, Zé Cocá (PP), que desempenha função estratégica na UPB e mantém boa relação com Wilson Cardoso.
Caso a nova diretoria seja oficializada e Vinícius confirmado no posto, ele será responsável por liderar iniciativas, buscar parcerias e estimular políticas públicas voltadas não só ao combate à seca, mas também à prevenção de desastres climáticos, como enchentes e tempestades extremas. A ideia é dar maior protagonismo aos municípios que convivem diretamente com esses desafios e inserir a pauta ambiental de forma mais ativa no planejamento municipal baiano.







Comentários