VALDERICO JUNIOR NOMEIA SUSPEITO DE FRAUDE NO GOVERNO MARÃO; ALIADO REAGE
- Notícias Adilson Silva
- 28 de jan.
- 2 min de leitura

O prefeito Valderico Júnior nomeou Ivan Carlos Alves dos Santos para a Gerência de Recursos Humanos da Prefeitura de Ilhéus. Ivan ocupou o mesmo cargo no Governo Marão, encerrado no último dia 31. Correligionário de Valderico no União Brasil, o vereador Vinícius Alcântara acusa o gerente de RH de irregularidades no exercício da função pública e criticou a decisão do prefeito em vídeo divulgado nas redes sociais.
No governo passado, Ivan teria feito pagamentos do vale alimentação a 33 ex-servidores que, segundo Vinícius, não tinham mais direito à ajuda de custo. Os supostos desvios somam quase R$ 40 mil, acrescentou.
O parlamentar suspeita que o valor seja maior, mas disse que não pôde aprofundar a investigação devido ao estado dos documentos anexados pelo gerente ao sistema de informações usado como fonte do levantamento. Nas imagens divulgadas pelo vereador, a documentação aparece borrada, o que ele atribui a uma manobra de Ivan.
Vinícius Alcântara denunciou as supostas irregularidades do governo passado ao Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) e ao Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA).
PASEP
No ano passado, conforme Vinícius, os servidores da Prefeitura de Ilhéus não puderam receber o abono salarial do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep). A responsabilidade, segundo ele, foi de Ivan Carlos Alves dos Santos, que teria deixado de produzir a Relação Anual de Informações (Rais), requisito para o pagamento do benefício econômico.
“Esse incompetente é o mesmo que deixou, em 2024, todos os servidores sem o Pasep. E, infelizmente, mesmo assim, foi nomeado, novamente, como chefe do RH, pegando todo mundo de surpresa e deixando o servidor revoltado”, disparou.
Vinícius iniciou o vídeo pedindo que Valderico Junior abra o olho e terminou a gravação dirigindo-se ao prefeito. “Essa turma, que destruiu Ilhéus e maltratou o servidor junto com Marão, não merece estar no seu governo. Tira, que dá tempo”.
Comments