Trump indica possível avanço em acordo de segurança para a Ucrânia
- Adilson Silva

- 18 de ago. de 2025
- 1 min de leitura
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta segunda-feira (18.ago.2025) que um entendimento sobre garantias de segurança para a Ucrânia pode ser anunciado ainda hoje. A declaração foi feita após reunião na Casa Branca com o líder ucraniano, Volodymyr Zelensky, e representantes europeus.

“Creio que hoje chegaremos a uma resolução sobre quase tudo, incluindo provavelmente a questão da segurança”, disse Trump ao lado de Zelensky e aliados.
Durante o encontro, o presidente norte-americano sugeriu a possibilidade de diálogo direto entre Kiev e Moscou. “Tenho a sensação de que você e o presidente Putin vão chegar a um acordo. Em última análise, essa decisão cabe a Zelensky e ao povo da Ucrânia, em entendimento também com Putin. Acredito que coisas muito positivas podem surgir disso”, declarou.
Analistas avaliam que o possível acordo pode oferecer garantias de defesa à Ucrânia sem, no entanto, formalizar sua entrada na Otan — ponto considerado inegociável pela Rússia.
O enviado especial de Trump, Steve Witkoff, já havia descrito as tratativas como uma espécie de compromisso semelhante ao Artigo 5 do tratado da aliança militar, que prevê defesa coletiva entre os países membros.







Comentários