Tornado provoca danos em cidade da região metropolitana de Curitiba
- Adilson Silva

- há 2 horas
- 2 min de leitura
Um tornado atingiu, no sábado (10), um bairro do município de São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, causando estragos em residências e na infraestrutura local. O fenômeno deixou telhados destelhados, árvores derrubadas, muros danificados e comprometeu a rede de energia elétrica.

Neste domingo (11), dois meteorologistas do Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná) estiveram no bairro Guatupê para analisar o evento e definir oficialmente a classificação do tornado. A avaliação considera o padrão e a intensidade dos danos registrados.
De acordo com a Defesa Civil do Paraná, cerca de 350 imóveis foram afetados, impactando aproximadamente 1.200 moradores. Duas residências tiveram seus ocupantes desalojados. Duas pessoas sofreram ferimentos leves e receberam atendimento médico em unidades de saúde do município.
Dados do Simepar indicam que os ventos chegaram a 68,5 km/h às 17h35 no Aeroporto Internacional Afonso Pena. Em Curitiba, a estação meteorológica do bairro Jardim das Américas registrou rajadas de até 70,2 km/h no mesmo período.
Vídeos e imagens divulgados nas redes sociais mostram a formação de um cone de vento avançando sobre áreas residenciais e causando destruição em diversas casas.
Segundo o governo estadual, os técnicos irão reunir informações de campo, imagens e dados meteorológicos para enquadrar o fenômeno na escala Fujita, que mede a intensidade dos tornados e varia do nível F0 ao F5. O método é o mesmo utilizado em novembro, quando um tornado de categoria F4 foi confirmado em Rio Bonito do Iguaçu, no sudoeste do Paraná.
A Defesa Civil informou ainda que, embora a área de baixa pressão responsável pelo fenômeno esteja se deslocando em direção ao oceano, o tempo segue instável, com risco de novos temporais em todo o estado.
Histórico recente de tornados no Paraná
Em novembro do ano passado, o Paraná registrou episódios de tornados associados à passagem de um ciclone extratropical, que atingiu com maior intensidade a região Sul do país. Na ocasião, houve registros em cidades como Rio Bonito do Iguaçu, Turvo e Guarapuava.
Em Rio Bonito do Iguaçu, cinco pessoas morreram após a passagem de um tornado, com estimativa de ventos de até 330 km/h, segundo o Simepar. Em Guarapuava, outra vítima morreu na zona rural.
Entenda o que é um tornado
O tornado é um fenômeno atmosférico caracterizado por uma nuvem em forma de funil que se conecta a uma nuvem de tempestade. Geralmente, tem duração de poucos minutos e diâmetro de algumas dezenas de metros, mas pode causar grande destruição.
Esse tipo de evento pode ocorrer em situações associadas a ciclones extratropicais, mas também se forma em outros tipos de tempestade, especialmente quando há choque entre massas de ar quente e frio e grande variação de temperatura em diferentes direções.







Comentários