top of page

Rowenna Brito defende diálogo para solucionar greve de professores em Salvador: 'No estado da Bahia, a gente cumpre a lei'


A secretária de Educação da Bahia, Rowena Brito, explicou, na manhã desta quinta-feira (29), durante a assinatura dos decretos pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT) para regulamentar os programas ‘CNH da Gente’ e ‘CNH na Escola’, na sede do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), que os projetos funcionarão em duas etapas.


Os nossos estudantes vão ter a possibilidade de acessar a CNH de forma gratuita. São duas etapas, isso é muito importante a gente dizer, uma etapa para quem é maior de 18 anos, então essa etapa ele faz parte prática e teórica. Então, automaticamente, ele já pode fazer a parte prática. E a gente está falando de uma outra etapa que são 2.000 vagas para estudantes que tem menos de 17 anos, de 18 anos, eles vão fazer primeiro a parte teórica. São 90 horas de parte teórica para em seguida ele fazer essa parte prática. Então das 12 mil vagas do 'CNH da Gente', 7 mil estão destinadas para os estudantes da educação da Bahia", afirmou.

Rowena ressaltou que é uma alegria reafirmar o compromisso do governo do estado. "Por muito tempo, a habilitação não era uma possibilidade. A gente sabe que as famílias tinham que escolher entre pagar a conta de água, pagar a conta de luz, comprar a comida. A habilitação era uma última coisa. E é por isso que a gente tem tanto déficit de pessoas com habilitação no estado da Bahia e no Brasil como todo. Então o que a gente está dizendo é que na Bahia a habilitação é para todo mundo e começa na escola estadual da Bahia", continuou.


Greve de professores em Salvador

Na ocasião, a secretária também defendeu o diálogo para solucionar a greve dos professores da rede municipal de Salvador. Ela mencionou que isso é o mais importante para resolver o impasse, para que o estudante não seja prejudicado.


Greve é sempre um grande desafio para o gestor, mas também para o movimento grevista. Então, assim, eu acho que o diálogo é o melhor caminho, sentar o Sindicato da APLB com a Prefeitura [de Salvador], com a Secretaria de Educação para encontrar o melhor caminho e as melhores possibilidades. Óbvio que a gente reafirma que é importante ter o compromisso com a garantia do pagamento do piso dos profissionais da educação para os professores. É uma lei. Então, no estado da Bahia, a gente cumpre a lei. Nós, inclusive, assinamos um acordo com a categoria recentemente, inclusive com a categoria da educação básica e do ensino superior também, um acordo para dois anos, garantindo o pagamento do piso, porque é lei e aí a gente reafirma esse compromisso com a garantia da legislação do pagamento do piso dos trabalhadores da educação", disse.

コメント

5つ星のうち0と評価されています。
まだ評価がありません

評価を追加

© 2023 por Amaury Aquino e Design Digital

bottom of page