Polícia fecha cerco contra servidores públicos suspeitos de fraudes previdenciárias na Bahia
- Notícias Adilson Silva
- 3 de dez. de 2024
- 1 min de leitura

Um grupo criminoso, incluindo duas servidoras, que fraudava benefícios previdenciários vinculados à Agência da Previdência Social, na Bahia, é alvo da Operação de 'Volta Para o Futuro', que acontece nesta terça-feira (3), nas cidades de Salvador, Feira de Santana e Itaberaba. Estão sendo cumprindo mandados de busca e apreensão e quatro de prisão.
Os suspeitos são investigados há cerca de seis meses após a Polícia Federal identificar a concessão de diversos benefícios previdenciários mediante a inserção de vínculos trabalhistas falsos para justificar a concessão de aposentadorias, urbanas e rurais.
De acordo com a PF, duas servidoras lotadas na agência do INSS em Itaberaba promoviam a inserção de vínculos trabalhistas falsos (sem qualquer comprovação documental), referentes a largos períodos do passado, no intuito de conceder para terceiros benefícios previdenciários de aposentadoria indevidos.
As diligências descobriram que, além das fraudees nas concessões dos benefícios, uma das servidoras inseria no sistema ordens de pagamento indevidas, gerando a concessão de créditos de alto valor em duplicidade, referentes a períodos já anteriormente pagos.inseria no sistema ordens de pagamento indevidas, gerando a concessão de créditos de alto valor em duplicidade, referentes a períodos já anteriormente pagos.
De acordo com as investigações, boa parte dos valores pagos indevidamente pelo INSS aos beneficiários retornava às próprias servidoras e aos intermediários. O valor já desviado seria superior a R$ 9 milhões. Já o prejuízo evitado (valores que seriam pagos caso não houvesse a desarticulação do grupo criminoso) está calculado em mais de R$ 24 milhões.
Equipes do Ministério Público e do Ministério Público Federal também participam da ação.
Comments