PF investiga esquema que desviou R$ 5 milhões da saúde em Salvador
- Adilson Silva

- 22 de ago. de 2025
- 1 min de leitura
Operação apura criação de falso plano de saúde com recursos públicos
A Polícia Federal cumpriu, nesta quinta-feira (21), mandados judiciais em Salvador e Goiânia dentro da operação Plano de Saúde Público, que apura um esquema de desvio milionário de verbas destinadas à saúde entre 2022 e 2023.

Segundo a corporação, a Justiça Federal determinou o bloqueio de mais de R$ 5 milhões em bens pertencentes a pessoas físicas e jurídicas suspeitas de participação nas irregularidades. A ação incluiu três mandados de busca e apreensão — dois na capital baiana e um em Goiânia. Até o momento, ninguém foi preso.
De acordo com a investigação, o principal alvo é o dirigente de uma organização social contratada para gerir hospitais públicos. Ele teria utilizado recursos destinados ao sistema público para criar um plano de saúde privado em nome da filha. O serviço era oferecido a funcionários das unidades sob sua própria gestão, mas os custos das mensalidades eram pagos com dinheiro público, configurando o desvio.
A PF apura possíveis crimes de peculato, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro. Por enquanto, os nomes dos investigados e os hospitais envolvidos não foram revelados.







Comentários