top of page

Petrobras anuncia uma das maiores descobertas do ano no pré-sal


A Petrobras anunciou, nesta sexta-feira (dia 8), uma nova descoberta de petróleo no pré-sal da Bacia de Santos, num poço exploratório no bloco Aram.


A região fica na parte sul da Bacia de Santos, dentro do polígono do pré-sal, que é considerada por especialistas uma das novas fronteiras exploratórias do país, com potencial para elevar a produção da companhia.


O anúncio ocorre enquanto a estatal aguarda o aval do Ibama para perfurar o primeiro poço na Bacia da Foz do Amazonas, no litoral do estado do Amapá, na chamada Margem Equatorial. Além disso, a Petrobras vem fazendo sísmica na Bacia de Pelotas, no litoral da região Sul.


Segundo a estatal, o poço, chamado de 3-BRSA-1396D-SPS, está localizado a 248 quilômetros da cidade de Santos, em São Paulo, a uma profundidade de 1.952 metros. A Petrobras informou que a perfuração desse poço já foi concluída, tendo “o intervalo portador de petróleo sido constatado por meio de perfis elétricos, indícios de gás e amostragem de fluido”. A estatal classificou o petróleo "de excelente qualidade e sem contaminantes".


Descoberta relevante


Uma fonte do setor classificou a descoberta como relevante, com grande volume de óleo e sem CO2. Para Rivaldo Moreira Neto, diretor sênior da A&M Infra, isso significa que a estatal terá menos gastos com o desenvolvimento da área e contará com um petróleo mais valioso e de melhor qualidade.


— A parte sul da Bacia de Santos é cercada de expectativa. Perto de Aram está Bacalhau, da Equinor, que vai produzir 400 mil barris de petróleo por dia. Essa região vem sendo considerada a grande aposta para a próxima década, de forma a elevar a produção no Brasil, com campos com grande potencial.


Plano exploratório


Essa é a segunda descoberta feita pela Petrobras em Aram. O plano exploratório envolve um total de quatro poços e vai até o fim de 2027. O bloco Aram foi adquirido em março de 2020, na 6ª rodada de licitação da ANP, sob o regime de partilha, no leilão do excedente da cessão onerosa. Na ocasião, foram pagos R$ 5,05 bilhões em bônus de assinatura.


— O valor pago já indica uma área interessante. Além disso, está próximo de São Paulo, onde será possível desenvolver novas infraestruturas — destaca Neto.


Magda Chambriard, presidente da Petrobras, disse que essa segunda descoberta segue “o ótimo resultado já alcançado em outro poço exploratório no início do ano".

— Estamos investindo fortemente na busca de novas reservas, e os resultados estão vindo. Neste ano, já anunciamos descobertas também em Brava e em Búzios.

Comentarios

Obtuvo 0 de 5 estrellas.
Aún no hay calificaciones

Agrega una calificación

© 2023 por Amaury Aquino e Design Digital

bottom of page