Lula diz que caso Bolsonaro já está claro para o país e minimiza fala de Trump: “Não tem relação conosco”
- Adilson Silva

- há 7 dias
- 1 min de leitura
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comentou neste domingo (23) a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e afirmou que o processo judicial seguiu os trâmites legais. Segundo ele, a sociedade já tem conhecimento dos fatos atribuídos ao ex-mandatário. Lula também rebateu declarações do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre o assunto.

“Eu não faço comentários sobre decisões da Suprema Corte. Houve investigação, julgamento e direito à defesa. Foram mais de dois anos de apuração e etapas jurídicas. A Justiça tomou a decisão e ele irá cumprir a pena determinada. Todo mundo sabe o que aconteceu”, disse Lula a jornalistas após a reunião da Cúpula do G20, em Joanesburgo, na África do Sul.
Bolsonaro foi preso preventivamente no sábado (22), após ordem do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). A detenção foi motivada por suspeita de risco de fuga e possível ameaça à ordem pública. O ex-presidente está na Superintendência da Polícia Federal em Brasília e deverá passar por audiência de custódia ainda neste domingo.
Reação à fala de Donald Trump
Durante a coletiva, Lula também foi questionado sobre a declaração feita por Donald Trump no dia anterior. O presidente americano afirmou desconhecer os detalhes do caso e classificou a prisão como “lamentável”.
Ao responder, Lula reforçou a autonomia das instituições brasileiras:
“Isso não tem nada a ver. O presidente Trump precisa entender que o Brasil é um país soberano. Aqui, as decisões são tomadas pelo sistema de Justiça brasileiro, e o que está definido aqui está definido”, declarou.







Comentários