Lula afirma que não vai “rastejar” para falar com Trump: “Homem que se respeita não rasteja diante de outro”
- Adilson Silva

- 28 de ago. de 2025
- 2 min de leitura
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a reforçar nesta quinta-feira (28) que não pretende ligar para Donald Trump. Em entrevista ao Balanço Geral MG, Lula declarou que um líder não deve se humilhar para outro.

“Ah, o Lula tinha que ligar. Não. Sabe o que acontece? O Lula aprendeu a andar de cabeça erguida. Porque um homem que se respeita, que tem dignidade, não rasteja diante de outro homem. Então, no dia que o Trump quiser conversar, eu estarei pronto”, afirmou.
O chefe do Executivo tem mantido um tom firme em relação aos Estados Unidos. Durante reunião ministerial, na última terça-feira (26), disse que nem ele nem seus ministros responsáveis pela articulação com os americanos seriam “subalternos”.
Lula também já havia comentado que não fez a ligação por falta de abertura do próprio Trump. Até o momento, um diálogo direto entre os dois não ocorreu. Enquanto isso, as negociações sobre o tarifaço seguem a cargo do vice-presidente e ministro da Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, além de Fernando Haddad (Fazenda) e Mauro Vieira (Relações Exteriores).
O presidente criticou a forma como o anúncio foi feito por Trump:
“Nem carta ele mandou, ele publicou a carta na internet dele e eu fiquei sabendo pela imprensa”.
Segundo Lula, o único contato formal até agora foi uma carta enviada pelo governo brasileiro convidando Trump para participar da COP30, que acontece em novembro, em Belém.
“A hora que ele quiser conversar, o ‘Lulinha paz e amor’ tá pronto para conversar, mas não pensem que Lula vai ficar mendigando uma conversa, não. Vai procurar outros parceiros”, completou.
O Palácio do Planalto tem utilizado a crise do tarifaço como estratégia para ampliar mercados e estreitar relações comerciais com outros países impactados pelas medidas, como Índia e China. Nesse período, Lula já conversou com diversos líderes mundiais sobre o tema.







Comentários