top of page

Justiça cassa mandatos de prefeito e vice em Contendas do Sincorá; novas eleições serão convocadas

A instabilidade política voltou a marcar o município de Contendas do Sincorá, no Sudoeste baiano. O juiz Raimundo Saraiva Barreto Sobrinho, da Justiça Eleitoral, decidiu nesta quarta-feira (27) cassar os mandatos do prefeito Ueliton Valdir Palmeira Souza e da vice, Erica Brito de Oliveira, ambos do Avante.


Reprodução: internet
Reprodução: internet

A medida foi resultado de uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) movida pela chapa adversária, que acusou os gestores de captação ilícita de votos e abuso de poder econômico nas eleições municipais de 2024.

Naquele pleito, Ueliton e Érica venceram com uma diferença apertada de apenas 58 votos contra a chapa formada por Margareth Pina e Osvaldo Moreira, do PSD.

Segundo a sentença, as provas apresentadas foram determinantes: gravações periciadas confirmando a voz do então candidato, além da quebra de sigilo bancário que revelou um padrão de transferências a eleitores. Depoimentos de testemunhas também reforçaram a acusação de compra de votos em troca de dinheiro, cestas básicas e outros benefícios.

O Ministério Público Eleitoral havia se manifestado pela procedência parcial da ação, pedindo a cassação dos mandatos e a inelegibilidade por oito anos de Ueliton e de Julia de Menezes Souza, também investigada no caso.

Com a decisão, novas eleições deverão ser convocadas em Contendas do Sincorá, embora ainda caiba recurso por parte dos cassados.

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
BANNER-MULTIVACINAÇÃO-728x90px---PMS.gif

© 2023 por Amaury Aquino e Design Digital

bottom of page