Jaques Wagner deve deixar liderança do governo no Senado após pressão política, dizem fontes
- Adilson Silva

- há 1 dia
- 1 min de leitura
O senador Jaques Wagner deve anunciar nos próximos dias sua saída da liderança do governo no Senado Federal, após a repercussão da Operação Compliance Zero, da Polícia Federal.

Segundo informações divulgadas pela CNN, aliados próximos ao parlamentar avaliam que a permanência no cargo passou a gerar desgaste político tanto para sua imagem quanto para o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A decisão estaria sendo amadurecida em meio ao avanço das investigações.
A expectativa é de que Wagner comunique pessoalmente sua decisão ao presidente em uma reunião prevista para esta semana. A avaliação dentro do Palácio do Planalto é de que a mudança pode contribuir para reduzir o impacto político do caso e preservar a articulação governista no Senado.
Nos bastidores, aliados afirmam que o senador pretende se dedicar integralmente à sua defesa, enquanto as investigações seguem em andamento. A Operação Compliance Zero apura suspeitas de corrupção passiva, lavagem de dinheiro e recebimento de vantagens indevidas envolvendo pessoas e empresas ligadas ao antigo Banco Master.
O senador nega qualquer irregularidade, afirma que todos os recursos sob análise têm origem legal e diz que colaborará com as investigações conduzidas pela Polícia Federal.
A eventual saída de Wagner da liderança é vista por integrantes do governo como uma tentativa de conter desgastes políticos e manter a estabilidade da base no Congresso durante o andamento do caso.







Comentários