top of page

Deputado defende decisão interna do União Brasil sobre candidatura ao TCU

O deputado federal Danilo Forte (União Brasil-CE) pretende solicitar que a bancada do partido na Câmara dos Deputados defina, após o recesso legislativo, um nome único para disputar a vaga no Tribunal de Contas da União (TCU).

Foto: Leopoldo Silva/Arquivo/Agência Senado
Foto: Leopoldo Silva/Arquivo/Agência Senado

A cadeira ficará disponível no fim de fevereiro, em razão da aposentadoria do ministro Aroldo Cedraz.

Forte já colocou seu nome à disposição, mas enfrenta concorrência interna, especialmente do deputado Elmar Nascimento (BA), ex-líder da sigla na Casa. Segundo ele, a intenção é evitar divisão dentro do partido. “Conversei com o atual líder, Pedro Lucas, para que a bancada seja reunida o quanto antes e possamos sair com um candidato consensual, forte e preparado para a disputa”, afirmou.

Além dos nomes do União Brasil, também são cotados para a vaga os deputados Odair Cunha (PT-MG) e Hugo Leal (PSD-MG), entre outros que ainda podem surgir. A escolha será feita pelo plenário da Câmara, em votação secreta e em turno único.

O Partido dos Trabalhadores aposta no cumprimento de um acordo político que prevê apoio ao seu candidato, como forma de retribuição ao suporte dado à eleição do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB). Forte diz não ver impedimentos para que Motta honre o compromisso, desde que o processo permaneça aberto. “O acordo é uma decisão dele e deve ser respeitado, mas não pode bloquear a disputa democrática”, pontuou.

Com experiência na área orçamentária e atuação como relator do Orçamento, Danilo Forte pretende usar esse histórico como diferencial na corrida pelo cargo. Ele também destaca a importância de uma análise equilibrada das emendas parlamentares por parte do TCU. “Não se pode generalizar. Existem emendas que beneficiam a população e outras que precisam ser questionadas. Cabe ao tribunal fazer essa distinção”, avaliou.

Como exemplo, o parlamentar citou uma emenda destinada ao município de Itapajé, no Ceará, para a construção de um teatro no campus local da Universidade Federal do Ceará (UFC). De acordo com Forte, o equipamento será o maior teatro universitário do estado, viabilizado com recursos oriundos de emenda parlamentar.

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
BANNER-MULTIVACINAÇÃO-728x90px---PMS.gif

© 2023 por Amaury Aquino e Design Digital

bottom of page